leo03.jpg

Leonardo Diniz

O Hotel Pousada "Terras do Sem Fim" foi assim nomeado em Homenagem ao Romance de Jorge Amado, do mesmo nome, conhecido internacionalmente, cuja história foi narrada em 134 outros idiomas; alem da novela televisiva, interpretada por famosos artista Brasileiros, cuja abertura esta afixada em vídeo a esta narrativa para o conhecimentos dos que não a assistiram e o deleite dos que puderam acompanha-la. - Leonardo Garcia Diniz

Biografia de Jorge Amado


Jorge Amado (1912-2001) foi um escritor brasileiro, um dos maiores representantes da ficção regionalista que marcou o Segundo Tempo Modernista. Sua obra é baseada na exposição e análise realista dos cenários rurais e urbanos da Bahia.

Apesar de ter nascido na vizinha de Itabuna, Jorge Amado adotou Ilhéus como sua cidade. Foi lá que o autor cresceu e escreveu suas primeiras obras. Assim, Ilhéus ganhou fama internacional e foi imortalizada na obra de Jorge Amado, em livros como São Jorge dos Ilhéus, Terras do Sem-Fim e Gabriela, Cravo e Canela. Muitos elementos que inspiraram essas histórias continuam vivos até hoje na cidade.

Em uma caminhada curta pelo centro histórico da cidade d Ilhéus estão os principais pontos ligados ao escritor. A Casa de Cultura Jorge Amado ocupa um sobrado de fachada amarela onde ele passou parte da infância e a adolescência. É considerada o local onde Jorge Amado começou sua carreira literária. No pequeno museu que ocupa algumas das salas há roupas e fotografias que contam sua vida e obra – a atriz Sonia Braga, que interpretou Gabriela no filme de 1983, está em algumas das imagens, claro. 

sonia-braga.jpg

Imagem: oglobo.com